Nacional
Postado em: 19/11/2017 | Por: Equipe Do site Procon de Rondônia alerta sofre fraudes e outros problemas na Black Friday; veja lista com mais de 500 sites que devem ser evitados

Os consumidores de Rondônia que vão aproveitar as promoções da Black Friday, na próxima sexta-feira (24) devem ficar atentos para fazerem um bom negócio e não caírem em propagandas enganosas na hora de fazer compras em lojas virtuais ou físicas. O Procon reforça o alerta sobre as fraudes e já disponibilizou uma lista do Procon de São Paulo com mais de 500 sites não confiáveis.

O coordenador estadual do Procon, Rui Costa, pede que os consumidores não comprem por impulso, mas apenas o que de fato necessitem. “Os clientes têm que monitorar os preços para não serem enganados. O ideal é não comprar por impulso e fazer uma avaliação para não se endividar e não comprar só porque está barato ou porque o produto é bonito. Os empresários têm que tomar cuidado ao anunciar a disponibilidade de um produto porque se ele anunciou ele vai ter que cumprir e o cliente pode exigir que eles providenciem esse produto, senão responderão por propaganda enganosa e isso é crime”, afirma.

Rui destaca que todos os produtos adquiridos em lojas físicas ou virtuais devem ter garantia. “O produto tem que ter garantia não importa a modalidade de compra e quem dar esse serviço ao cliente é quem fabrica. Se caso o cliente precisar da garantia após comprar o produto o primeiro passo é encaminhar para assistência técnica autorizada e eles tem o prazo de até 30 dias para consertar esse produto e se passar do prazo a loja é obrigada devolver um produto novo para o cliente ou devolver o dinheiro”, destacou.

Em caso de arrependimento o cliente pode exigir o cancelamento da compra. “Quando a compra é feita pela internet o consumidor tem essa opção de não querer mais o produto em até sete dias corrido antes e depois de confirmar a compra mesmo se ele já tiver efetuado o pagamento. A loja é obrigada a devolver o dinheiro do cliente corrigido monetariamente e se foi cobrado frete também deve ser restituído no ato do arrependimento”, disse.

Segundo o órgão, a maior reclamação dos clientes é referente a entrega do produto. As reclamações dos clientes que adquiriam algum tipo de produto na Black Friday são muitas principalmente sobre essa situação ou sobre a venda de produtos pirateados.

Ainda de acordo com Rui, antes de realizar a compra pela internet é recomendável que os clientes se certifiquem sobre a loja que ele está comprando. “Antes de fazer compra em qualquer loja na internet o cliente pode checar se o site possui CNPJ, o selo de garantia do produto e se tem um endereço fixo onde ele opera. O consumidor precisa checar essa lista que está disponível ou procure o Procon mais próximo de você e peça informações sobre o site escolhido para comprar. E nos casos de compras em cartão de credito tem que ter o um símbolo de um cadeado que é a segurança que aquele site ele é monitorado caso ocorra algum problema. ”, finalizou.

O Procon de Porto Velho fica localizado Av. Sete de Setembro, no Centro da cidade (Tudo Aqui) e funciona das 7:30 às 18h, sem limites de senha.

 

 

PLAK FRAID

 

 

Fonte: www.rondoniagora.com/geral/procon-de-rondonia-alerta-sofre-fraudes-e-outros-problemas-na-black-friday-veja-lista-com-mais-de-500-sites-que-devem-ser-evitados

Comentário